11 de abril de 2010

ilustração para a revista da fapesp


esta ilustração eu fiz para o conto 'A bola azul de Gagarin', publicado na edição de abril da revista da Fapesp, a pedido da Laura Daviña, que muito gentilmente me convidou para o trabalho. abaixo está a página montada por ela, na verdade as duas páginas abertas, como podem ver. foi um processo muito curioso o de ilustrar um conto/história alheio, porque normalmente eu alio o que quero contar às minhas capacidades de contá-lo pelo desenho. com a história dos outros não é bem assim, você deve escolher um partido para ilustrar alguma coisa que entendeu da história, algo que lhe chamou a atenção e que lhe pareça importante a ponto de receber tanto destaque. o duro é que a ilustração tem uma leitura muito mais rápida que o texto, você bate o olho e já é capaz de saber se aquilo te interessa ou não; uma boa ilustração pode convencer alguém a ler o texto tanto quanto espantar de uma vez e virar a página. e mais, ela pode influenciar a interpretação do leitor e mesmo criar uma imagem ou mesmo definir todo o imaginário da pessoa enquanto ela lê. vou dar um exemplo que me foi muito importante neste sentido: com 'o senhor dos anéis', eu li os livros antes de os filmes saírem, e as ilustrações de uns artistas especializados em desenhar à partir das descrições do Tolkien influenciavam MUITO o que eu imaginava conforme lia, (ninguém esquece os desenhos de alan lee e john howe) até porque eu nem sempre imagino uma coisa que de fato corresponda à descrição, mas isso já é outro problema. bom, tudo isso para dizer que eu fiquei bem em dúvida quanto a ser ou não super literal, se valia mais a pena arriscar um pouco, dar uma visão mais minha mesmo à interpretação ou desenhar uns personagens ou situações descritas. no final optei por algo que tentasse chamar atenção para a leitura mas que só fosse compreensível após a leitura, e mesmo assim nem tanto. porque se tem uma coisa que eu gosto em ilustrações é quando elas nos pedem para aproxima-las do nariz par ver melhor e nos deixar meio na dúvida, tentando entender mais um pouco.

Um comentário:

Tito Peçanha Leitão disse...

chegou em casa hoje a minha "pesquisa fapesp".
ficou bacana a sua ilustração.

curioso?