7 de agosto de 2010

começo do fim - tfg2


para o tfg2 eu pensava em refazer o percurso que fiz no tfg1 (primeiro semestre), simplesmente, com a diferença no fato do segundo percurso acontecer na paisagem transformada por um breve projeto que eu elaboraria nas proximidades. pois bem, este objetivo se mantém ainda quase que intacto, mas estou pensando em fazê-lo de uma forma um pouco diferente; ao invés de projetar e desenhar (claro que uma coisa não exclui a outra e a ordem entre os dois não é bem definida), estou pensando em elaborar este projeto ao mesmo tempo em que penso no percurso. mais que isso, quero ilustrar uma pessoa que more no local e saia para trabalhar num dia convencional, como esta rotina poderia ser dentro desta proposta de cidade. enfim, seria uma forma de mostrar detalhe por detalhe daquilo que acho importante na casa, começando pelo quarto, banheiro, uma varanda, as portas, as janelas, uma cozinha, sala, móveis, que tipo de escada, um corrimão correto, as relações entre estas coisas. apresentar tudo isso numa sequência que seria o despertar e sair de casa de uma pessoa, uma forma de expressar os desejos arquitetônicos que temos como arquitetos e projetistas sem passar pela praga do desenho técnico. seria um percurso pela arquitetura das coisas, inclusive, porque, como diz o delija, um dia pode começar bem simplesmente por não precisarmos acender a luz do banheiro para escovar os dentes.

Nenhum comentário: